• Local Curitiba, PR
  • Status Em Obra
  • Projeto 2020-2021

Situado em uma rua calma, no bairro Batel, cidade de Curitiba, o prédio possui uma escala familiar com apenas 6 pavimentos. Cada andar tem 4 apartamentos, com áreas 52,6 e 67,5 m², sendo dois voltados para a rua e os outros dois com vista para o contorno do batel. A cobertura é ocupada pela área comum, que permite a todos a melhor visual.

No térreo se distribui a garagem deixando os carros não aparentes, voltando assim o protagonismo para os pedestres. Cria-se um hall aberto com o mínimo de fechamentos que junto ao paisagismo geram uma pequena praça de acesso.

Voltando o olhar para as antigas casas elevadas por blocos do nível da rua, o prédio se descola do chão através de sua materialidade. A torre em concreto e pastilha trazem tons mais neutros, e no térreo o tijolo à vista traz um tom de aconchego, calor e simpatia, transmitindo assim essas importantes sensações de transição entre o prédio e a cidade.

A estrutura é simples e racional. Na fachada, o uso do concreto aparente elimina a necessidade das vigas de borda resultando assim em apenas lajes e esquadrias do piso ao teto. Os brises funcionam para filtrar a incidência solar, e também servem como uma camada de privacidade. O edifício como um todo estimula as relações e interações entre os moradores do DOM 137.

Galeria

Desenhos

Obra