• Local Curitiba, PR
  • Status Obra Concluída
  • Projeto 2018
  • Obra 2018
  • Fotos Eduardo Macarios

A Amaro é uma marca inovadora que se comunica de maneira clara e direta no mundo digital. No mundo físico, o minimalismo e a clareza do projeto foram as ferramentas encontradas para alinhar a comunicação entre esses dois mundos. O projeto se apropria destas características por meio de uma linguagem minimalista que valoriza um elemento essencial na arquitetura, a luz.

Acreditamos que Luz e Arquitetura são conceitos essencialmente ligados. Niemeyer usava de maneira genial o branco e as curvas para mostrar a beleza da luz na arquitetura. Um dos lugares mais marcantes do MON – Museu Oscar Niemeyer, é a galeria subterrânea que liga o pavilhão principal ao “olho”, um grande corredor curvo. Piso e teto se encontram em uma linha de luz horizontal e a sensação de infinitude que o espaço transmite é surpreendente.

O projeto da Amaro consiste em duas texturas, o cinza do piso e o branco do teto, que se fundem em uma linha inundada de luz. Neste encontro estão as araras e prateleiras, valorizando os produtos da marca. Buscamos a continuidade entre as superfícies através da curva, suavizando os encontros entre piso, parede e teto.

No centro da loja, caixas de luz soltas destacam os produtos e complementam a iluminação do espaço. O resultado foi um desenho tão minimalista, que chega a descartar o uso lâmpadas ou spots de teto, algo quase inédito em lojas de varejo. Isso só foi possível através da utilização de perfis de led de alta tecnologia e de um trabalho conjunto entre arquitetura e luminotécnica.
A Luz foi a inspiração que originou o projeto da Amaro Barigui, valorizá-la é extrair a essência da Arquitetura.

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